quarta-feira, 15 de junho de 2016

Como proceder para comprar uma arma de fogo

Toda pessoa que deseja praticar o tiro esportivo ou ter uma arma de fogo em sua residência para defesa, tem direito de comprar uma (veja mais detalhes também no post anterior, CLICANDO AQUI). Se você tem interesse ou necessidade de adquirir, o próximo ponto que consideramos primordial é fazer um curso de tiro em Clube de Tiro com notoriedade no meio. 


Neste ponto, sempre procure se informar e buscar referências do clube ao qual pretende se filiar. Se você conhece algum amigo que já é atirador, peça ao mesmo que lhe indique um bom Clube de Tiro, pois provavelmente ele deve saber dos prós e contras dos mais em evidência. 

Em nenhuma hipótese sequer cogite de armas ilegais. Não é porque se diz que a compra de arma é difícil ou quase impossível, que você deve acreditar nisso, pois isto não é verdade. Claro que não temos a facilidade que ocorre nos EUA, por exemplo, mas não tem nada de mistério, bastando seguir os trâmites legais. 

Muito embora o caminho possa parecer burocrático, a compra de uma arma de fogo não é lá muito mais complicado do que tirar carteira de habilitação para dirigir, onde há a exigência de treinamento, provas, psicoteste e avaliação final.

Escolhido e feito o curso de tiro, você já terá aprendido algo acerca das armas de fogo. Vai perceber que basicamente poderá adquirir ou um revólver ou uma pistola; as diferenças entre ambas é assunto para outro post; e a partir disso não tem muita escolha em termos de marcas e modelos. Se pensou em revólveres, atualmente só temos a Taurus no Brasil fabricando. Já se você pensou em pistolas, é Taurus ou Imbel, pois o COLOG proibiu, espera-se que temporariamente, o comércio de armas importadas sob o pretexto que existem similares no mercado nacional. Sobre este tema falaremos também em um de nossos próximos posts. De momento, portanto, não existem à disposição no mercado nacional as tão desejadas pistolas da marca Glock, que não mais está permitida a importação.  

Normalmente os Clubes de Tiro tem loja vinculada ou loja que indicam para a compra de armamento. Busque as mesmas e escolha o modelo que entende que melhor se adapta a suas exigências e sobretudo necessidades. 

Outra alternativa que não a loja, é você comprar uma arma de alguém que esteja se desfazendo da mesma. Seu clube de tiro sempre vai ter algum atirador trocando de armamento e vendendo por vezes a valores razoáveis. Observe que o mesmo esteja registrado e informe-se dos custos de transferência, computando-os sempre nos de valor da arma. Atenção para o estado da arma, sobretudo funcionamento. Se houver oportunidade de testá-la no estande de tiro, tanto melhor.

O próximo passo é partir para a juntada da documentação (CLIQUE AQUI para acessar a relação de documentos). e devida aquisição, afim de informar a autoridade policial o número de série da arma e demais características da mesma. 

Os documentos juntados você pode encaminhar pessoalmente na Polícia Federal, mas mais uma vez normalmente os Clubes de Tiro e lojas do ramo facilitam este trabalho, cobrando uma taxa que não costuma ser elevada para fazer todo o trâmite burocrático.

Após autorizado na Polícia Federal, paga a mesma, você poderá retirar sua arma de fogo da loja e COM A GUIA DE TRÁFEGO bem como o CERTIFICADO DE REGISTRO, emitida pela autoridade levá-la de lá para sua casa. Aproveite para nesse momento também comprar a munição (até 50 munições por ano).

ATENÇÃO! A guia de tráfego emitida é para o transporte da arma DESMUNICIADA da loja até sua casa! Não passe em nenhum lugar com a mesma, não a mantenha junto ao corpo. Leve-a embalada de forma discreta, pois se você a trouxer consigo, o porte poderá ser caracterizado ainda que a mesma esteja desmuniciada e ainda que você tenha a guia de tráfego, como falamos no post sobre porte.

Como você vê, pode não ser tão difícil adquirir uma arma de fogo, ao contrário do que tanto se alardeia. Se lhe for necessário, adquira-a.

Até logo mais!


Crédito das fotos: 
Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário